O que é Unboxing Experience e como melhorar a experiência do seu cliente
Todo bom vendedor sabe que o momento da entrega de um produto ao cliente é importante, mas você sabia que existe uma estratégia para tornar esse momento ainda mais marcante e que ajuda a fidelizar o cliente? Estamos falando da técnica do unboxing experience!
Abaixo você conhecerá o que é unboxing, suas vantagens e como usá-la no seu e-commerce para potencializar suas vendas. Confira!
O que é unboxing experience?
A palavra unboxing vem do inglês e é um termo que significa o ato de desempacotar ou abrir algo. Para o e-commerce, esse termo se encaixa no momento em que o cliente recebe a encomenda e abre para conferir o produto comprado.
Ou seja, o unboxing experience é uma técnica de pós-venda que consiste em tornar ainda mais especial a experiência do consumidor ao receber o seu produto. Essa estratégia se popularizou no mercado depois que influenciadores digitais começaram a compartilhar suas reações ao abrir o pacote do produto recebido de uma marca ou até mesmo de uma compra.
A jornada de compra do cliente consiste em várias etapas e a pós-venda certamente é uma das mais importantes. Isso porque geralmente o cliente fica ansioso esperando pelo seu produto e, quando chega, é um momento de boas expectativas.
Usando a estratégia do unboxing experience você deixa o seu cliente mais encantado e pode concretizar sua fidelização, já que ele perceberá que a sua loja se preocupa com o bem estar do consumidor. Além disso, o unboxing tem outras vantagens, como:
- Incentivar que seu cliente divulgue sua loja nas redes sociais
- Criar uma relação próxima com o seu público
- Valorizar a imagem da sua empresa
- Captar novos clientes
Agora que você entendeu o que é o unboxing experience e suas vantagens, confira como aplicar essa estratégia nas suas vendas.
Como utilizar o unboxing experience no seu e-commerce?

Para proporcionar uma melhor experiência de pós-compra ao seu cliente, não é preciso de muito. Você pode investir algum valor ou somente usar a criatividade. Veja abaixo algumas dicas que podem ser usadas em conjunto ou separadamente!
1. Invista em uma boa embalagem
Para o unboxing experience a frase “a primeira impressão é a que conta” vale muito! Por isso, capriche na embalagem das suas encomendas. Além de garantir o cuidado do produto dentro do pacote para que não danifique durante o transporte, você pode decorar a embalagem com fitas ou adesivos para que fique mais bonito e charmoso.
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2. Personalize a encomenda
Quem não gosta de se sentir querido e valorizado? Escreva bilhetes personalizados aos seus clientes! Você pode escrever agradecendo pela compra, desejando que ele goste do produto e se colocando à disposição para tirar dúvidas. O bilhete pode ser escrito à mão em um papel ou impresso do computador, porém procure escrever o nome do cliente e seu pedido, isso mostra atenção e não faz parecer que é um recado genérico para todos os clientes.
3. Ofereça algum brinde ou mimo
Outra maneira comum de garantir uma ótima experiência é oferecendo brindes e mimos junto com a encomenda. Afinal, todo mundo gosta de ganhar presentes! Mas não se esqueça de presentear com algo que seja relacionado a sua loja ou ao perfil do seu cliente. Algumas ideias simples e baratas que você pode oferecer:
- Semente de planta para plantar;
- Amostra de um produto que será lançado;
- Marca páginas;
- Sachê aromatizador;
- Adesivos;
- Bottons;
- Doces como bombons e balas.
4. Cupons
Oferecer cupons é uma estratégia bastante usada no unboxing experience. Você pode enviar um cartão cupom com descontos para próxima compra, frete grátis, créditos extras, entre outros. Você pode utilizar essa técnica para clientes que realizaram a primeira compra na sua loja.
5. Incentive a divulgação do seu cliente
Por fim, peça para que seus clientes divulguem sua loja! Incentive dizendo que os unboxes aparecerão no perfil da loja e o mais criativo ganhará um brinde. Dessa forma, sua loja pode ter divulgação e pode atrair novos clientes.
Agora que você já sabe o que é unboxing experience, quer mais dicas para ajudar o seu negócio? O espaço Me Ajude a Vender sempre tem conteúdos exclusivos para você vender mais!