Saiba como aumentar o engajamento no Instagram e suas vendas
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas atualmente e é inegável a importância dela para quem vende na internet. Porém, para crescer na plataforma, é preciso conhecer e trabalhar de acordo com seu algoritmo. Quer saber como aumentar o engajamento no Instagram da sua loja? Então confira as nossas dicas abaixo!
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O que é engajamento no Instagram?
Primeiramente, vamos entender o que é engajamento e qual a sua importância para o perfil da sua loja na plataforma. Engajamento pode ser entendido como a relação que um perfil tem com seus seguidores. Ou seja, uma conta engajada é uma conta que tem bastante interação com seu público por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Investir no engajamento do perfil da sua loja, incentivando a interação de seus clientes, é importante para quem quer trabalhar usando a ferramenta do Instagram. Isso porque ter uma conta que gera bastante engajamento faz o algoritmo da rede social entender que o seu perfil é bom e provavelmente mais usuários vão querer vê-lo.
Sendo assim, o algoritmo pega uma publicação sua e mostra para mais pessoas com os mesmos interesses que o seu perfil vende. Ou seja, saber como engajar no Instagram é ótimo para atrair mais possíveis compradores e fazer a sua loja vender mais.
Por isso, a principal regra para ter um bom alcance é instigar a interação dos seus seguidores. Mas como fazer isso? Veja abaixo algumas dicas de como aumentar o engajamento no Instagram.
6 dicas de como aumentar o engajamento no Instagram

Algumas atitudes podem ser feitas na sua conta para que o engajamento no Instagram cresça e mais pessoas sejam alcançadas. Confira!
1. Publique com frequência
O Instagram, assim como qualquer rede social, é uma plataforma que trabalha com atualidade, por isso a ferramenta gosta e prioriza perfis que postam com frequência. Faça um cronograma de publicações para a sua conta e procure postar todos os dias no feed. Outra dica é usar as análises da própria ferramenta para saber em qual horário os seus seguidores mais estão conectados na rede social, assim você pode postar de forma estratégica no melhor horário de engajamento no Instagram.
2. Use hashtags
As hashtags, aquele famoso jogo da velha (#), são importantes para aumentar o seu engajamento. Isso porque ao usar as hashtags a sua publicação pode ser encontrada quando um usuário procurar por elas no Instagram. Por exemplo, se você vende bolsas e usou a #bolsasestilosas, as pessoas que seguem ou procuram por essa hashtag podem encontrar o seu post e interagir com a sua conta.
3. Poste nos stories
O story do Instagram é uma ferramenta essencial para o engajamento do seu perfil. Por possibilitar a postagem de conteúdos rápidos e que somem depois de 24 horas, essa ferramenta se popularizou muito nos últimos anos. Sendo assim, use e abuse dos stories, procure postar por lá todos os dias usando todos os recursos de interação que oferece, como caixinha de perguntas, quiz, links externos, gifs, enquetes para engajamento no Instagram e muitos outros.
4. Crie legendas engajadoras
Em um perfil vendedor no Instagram, as legendas são parte fundamental na publicação de um produto. Isso porque é através da legenda que muitas pessoas procuram por mais informações sobre uma mercadoria. Crie legendas informativas, mas que ao mesmo tempo incentive a interação do seu seguidor. Termine o texto sempre com alguma pergunta para que o usuário queira responder nos comentários, além disso lembre-o de alguns comandos que ele pode fazer na publicação, como curtir, comentar e salvar o conteúdo.
5. Interaja com seus seguidores
Outra dica de ouro é sempre interagir com seus seguidores. Como vimos acima, o engajamento é resultado da interação do perfil com o seu público, é preciso que essa interação seja estimulada no seu perfil com frequência. Responda aos comentários, abra uma caixinha de perguntas nos stories, converse com seus seguidores, isso é ótimo para o engajamento.
6. Invista em vídeos
O Instagram cada vez mais vem se tornando uma rede social de vídeo, indo além das publicações somente em fotos. Com o reels, os vídeos curtos de 15 a 30 segundos se popularizaram na plataforma e, claro, é super recomendado pelo algoritmo. Dessa forma, invista em vídeo de seus produtos no reels para ter mais alcance no seu perfil.
Gostou das dicas? Então confira o vídeo abaixo para saber mais como vender no Instagram!
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