Descubra a melhor forma de como abordar um cliente pelo WhatsApp
O WhatsApp é uma importante ferramenta de vendas e de comunicação direta com a clientela. Através do aplicativo o vendedor pode divulgar seus produtos, fidelizar seu público e expandir seu negócio. Por isso, saber como abordar um cliente pelo WhatsApp é importante para transformar o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil em seu aliado nas vendas.
Confira abaixo dicas de como fazer uma boa abordagem de vendas e como chamar a atenção do seu cliente no aplicativo!
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Como abordar um cliente pelo WhatsApp corretamente?
O primeiro contato com um cliente é um momento importante para o ciclo da compra. A abordagem é o que inicia o interesse do comprador com o produto que está à venda e por isso deve ser feita de uma maneira clara e objetiva.
Identifique o cliente que você está falando
Uma boa dica para elaborar a abordagem com o seu cliente é saber quem ele é, se é um comprador antigo ou novo. Para um cliente antigo, você pode usar uma abordagem um pouco mais informal, pois ele já conhece e está acostumado com a sua empresa. Já para um cliente novo, o ideal é que a abordagem seja mais formal, focada em uma linguagem clara para que ele conheça o seu produto.
Inicie a conversa com saudações
Sempre diga “bom dia, boa tarde ou boa noite” ao iniciar uma conversa, seja respeitoso para ter abertura na negociação da venda. Destaque os pontos relevantes do seu produto e termine o discurso convidando o cliente a conhecer mais sobre a sua loja.
Priorize a abordagem personalizada
Personalizar a sua abordagem traz mais proximidade com o cliente, além de mostrar que você se preocupa em saber exatamente quem ele é. Por isso, procure realizar a abordagem chamando a pessoa pelo nome, isso humaniza o seu negócio.
Seja objetivo
Ser objetivo é outra chave para o boa abordagem, lembre-se que provavelmente o seu cliente é uma pessoa ocupada e que não tem muito tempo para ouvir sobre o seu produto, sendo assim, após se apresentar, fale sobre o que está vendendo de uma maneira rápida, mas também clara para que a pessoa possa entender bem sobre o que se trata.
O que não fazer durante a abordagem de venda pelo WhatsApp?

Do mesmo modo que é importante saber o que fazer na abordagem ao cliente pelo WhatsApp, saber o que não fazer também é essencial. Para isso, o primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu público para que você saiba qual a linguagem mais adequada para usar com o cliente.
Evite utilizar gírias
Evite utilizar gírias ao iniciar um contato com algum cliente. Procure não se referir a alguém com expressões íntimas como “amor”, “flor”, “parceiro”, “querido”, isso pode constranger o cliente e transmitir uma má impressão.
Não divulgue seu produto com mentiras
Não distorça informações sobre o seu produto e não venda uma imagem falsa, você pode até convencer o cliente a comprar, mas quando ele perceber que foi enganado, certamente ficará insatisfeito e falará mal da sua loja.
Evite fazer elogios sem contexto
Outro ponto é evitar fazer elogios às pessoas sem um contexto próprio para isso, haja sempre com profissionalismo e deixe o cliente confortável e não constrangido.
Como chamar a atenção do cliente no WhatsApp?
Agora você sabe como abordar um cliente pelo WhatsApp e o que não fazer em uma abordagem de vendas. Mas como, então, é possível chamar a atenção do cliente no aplicativo?
Utilize os recursos do WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas recheado de recursos e funcionalidades, use-os ao seu favor! Você pode compor a sua abordagem utilizando emojis e figurinhas para descontrair e chamar a atenção do cliente, desde que seja usado moderadamente.
Capriche na primeira frase da sua abordagem
Nada melhor do que frases de abordagem de venda pelo WhatsApp impactantes para prender a atenção do seu cliente. Pense em informações relevantes que podem ser usadas nessa estratégia, como promoções, cupom de desconto, brindes, entre outros. Por exemplo: “Promoção imperdível para você hoje!”, “Ganhe um cupom na compra”, “Pague 1 e leve 2!”.
Imagens e gifs
Experimente substituir a comunicação de texto por imagens e gifs. Você pode criar uma arte de divulgação do seu produto e compartilhar com seus clientes.
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No vídeo abaixo separamos algumas dicas para potencializar suas vendas no aplicativo:
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