Como vender pelo Instagram? Melhores dicas para iniciantes
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo atualmente. De acordo com a pesquisa realizada pela agência de marketing We Are Social, a rede social é a quarta mais usada no Brasil, com mais de 110 milhões de usuários ativos.
Ficou interessado e quer começar a vender no Instagram? Abaixo confira algumas dicas de como ter um perfil vendedor campeão de uma maneira simples e fácil e comece agora o seu negócio!
O que é preciso para criar uma loja virtual no Instagram?
Para começar o seu negócio na rede social você vai precisar apenas de um celular com acesso à internet. É isso mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, para criar uma loja virtual e vender no Instagram não é necessário abrir um CNPJ da loja. Tudo o que você precisa criar é uma conta comercial no aplicativo para começar a compartilhar seus produtos, usufruindo de ferramentas próprias para empreendedores, e começar a prospectar seus clientes.
Como criar um Instagram comercial?
Primeiramente vamos entender o que é um Instagram comercial. Também conhecido como Instagram Business, a conta comercial, diferente de uma conta pessoal, é própria para usuários que desejam usar a rede social para vender. Na conta comercial, além das ferramentas que existem na conta pessoal, você também utiliza ferramentas que auxiliam nas vendas, como mensuração de métricas de desempenho da sua loja, possibilidade de realizar campanhas pagas para alcançar mais público, entre outros recursos.
Como criar uma conta comercial no Instagram?
Criar a conta comercial da sua loja é bem simples e rápido. Se você ainda não possui o aplicativo do Instagram baixado no seu celular, acesse a loja de aplicativos correspondente do seu aparelho Android ou IOS e faça o download.
1- Após o download do aplicativo, cadastre a conta da sua loja informando nome de usuário, e-mail, telefone e senha.
Confira os próximos passos: Após o login da sua conta, clique no primeiro botão localizado na barra inferior do aplicativo, da direita para a esquerda. Esse botão é o mesmo do qual você utiliza para acessar a página principal do seu perfil;
2- Clique nas três linhas localizadas na barra superior no canto direito do aplicativo;
3- Clique em Configurações;
4- Clique em Mudar para conta profissional;
5- Escolha uma categoria para a sua loja;
6- Clique na opção Empresa e depois clique em Avançar;
7- Preencha as informações solicitadas e clique em Avançar;
8- Se desejar, vincule a conta da sua loja com uma página da loja no Facebook. Essa opção é necessária caso você queira fazer publicações cruzadas com o Facebook e usar recursos de anúncios na plataforma ou ferramentas de compras. Se você optar por não utilizar essa opção, clique em Pular;
Pronto! Sua conta comercial já está no ar!
Agora que você já criou a conta comercial do seu negócio, você precisa deixar o seu perfil mais chamativo. Confira abaixo algumas dicas para vender no Instagram, potencializar a sua conta e atrair mais clientes.
Como vender pelo Instagram: 6 passos para iniciantes
1. Utilize uma boa foto de perfil
Adicione uma foto de perfil que seja a cara da sua loja, você pode criar um logo em sites gratuitos como o Canva.
2. Crie uma bio chamativa para o seu perfil
Crie uma descrição para a bio da sua conta, esse é o primeiro contato que o cliente terá ao visitar o perfil da sua loja. Escreva o que for a essência da sua empresa e não se esqueça de adicionar informações importantes como contato.
Dica extra: Se o seu negócio demanda de links externos, ou seja, que sejam fora do aplicativo do Instagram, crie um link para hospedar esses outros conteúdos. Sites como AppTuts disponibilizam esse serviço gratuitamente.
3. Capriche nas fotos dos seus produtos
O Instagram é uma rede social feita para postar fotos, por isso é essencial que as imagens de cada produto sejam produzidas de maneira cuidadosa. Escolha um ambiente bem iluminado para as fotografias, priorize a luz natural do dia, mostre cada detalhe do seu produto, afinal, é através da imagem ou do vídeo que o cliente irá conhecer a sua mercadoria.
4. Use todas as ferramentas disponíveis do Instagram
Quem usa sabe: o Instagram possui muitos recursos para produzir conteúdo. Tem diversas opções de filtros para postar stories, vários formatos de vídeos e durações, são várias ferramentas. E o melhor, tudo de graça! Use e abuse desses recursos, solte a criatividade e interaja de todos os modos com o seu público, exponha o seu produto, divulgue a sua marca!
5. Sempre interaja com o seu público
Converse com os seus clientes! Pergunte através de postagens no feed ou nos stories o que eles gostariam de ver na sua loja. Sempre responda os comentários nas suas publicações, sejam eles dúvidas, elogios ou críticas, construa uma relação de confiança com o seu consumidor.
6. Arrisque nas suas postagens
Para você que começou a utilizar o Instagram para vender agora, o seu público pode ainda ser pequeno. Mas não se desespere! Esse é o momento para você alcançar cada vez mais seguidores e potenciais clientes. Arrisque-se nas suas postagens, faça diferentes tipos de posts e perceba em qual o seu engajamento foi maior observando a quantidade de curtidas e comentários. Teste horários de postagens diferentes para entender em qual período do dia o seu público está mais ativo no Instagram.
Dica extra: Além disso, use hashtags (o famoso #jogodavelha) que tenha relação com o seu produto nas suas postagens. Essa estratégia serve para atrair os usuários nas suas fotos através das palavras chaves que eles utilizam no Instagram.
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