Tudo o que você precisa saber para prestar um bom atendimento online ao cliente
Com a expansão da internet e do e-commerce, vender no meio digital ganhou força nos últimos tempos. O hábito de comprar online se popularizou por trazer vantagens como não precisar se locomover para adquirir um produto e a autonomia de pesquisar em diferentes lojas ao mesmo tempo. E é exatamente por ter tantas pessoas comprando na web que o bom atendimento online se tornou tão necessário.
Para vender bem no digital é preciso investir no atendimento online personalizado.
Proporcionar um bom suporte na venda é uma das razões que faz o cliente querer voltar a comprar mais na sua loja, sendo um ótimo diferencial no serviço de atendimento em meio às tantas opções que a internet oferece.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para prestar um bom atendimento online e alavancar as suas vendas!
O que é atendimento online e sua importância?
Primeiramente, vamos entender melhor o que de fato é atendimento online. Na prática, todo ponto de venda necessita de um vendedor para auxiliar o cliente a encontrar o produto que precisa ou até mesmo para responder dúvidas gerais. Isso facilita a jornada de compra do consumidor, além de garantir e concretizar a venda, já que muitas vezes a compra vem do convencimento que o vendedor exerce no cliente.
O atendimento online é justamente sobre isso, o vendedor presta suporte ao consumidor oferecendo mais informações do produto, métodos de pagamento, prazos e formas de entrega e tudo mais o que envolve o processo de compra. Apesar da venda na internet não precisar de um espaço físico, o atendimento é tão necessário quanto em uma loja convencional.
Isso porque quando compramos algo presencialmente, é comum que tudo seja resolvido imediatamente no momento da compra, no online, essa praticidade é um pouco mais complicada, já que o cliente depende que o vendedor veja sua solicitação para poder atender o quanto antes.
Sendo assim, investir em atendimento online rápido e de qualidade é essencial para vender mais e se destacar no ambiente web, isso ajuda a fidelizar o seu público e cria uma boa reputação para o seu negócio, atraindo mais clientes.
Quais os principais canais de atendimento online?
Mas para oferecer um bom atendimento online é preciso saber quais são os principais canais de atendimento e com quais deles a sua empresa pode atuar. Existem diversas ferramentas de comunicação digital e conhecê-las é importante para definir qual a melhor opção para a sua empresa, levando em conta os costumes do seu público. É sempre bom (e necessário) oferecer mais de uma opção de contato para que o cliente escolha a de sua preferência. Conheça os principais canais de atendimento online:
1. Telefone
A forma de atendimento remoto mais tradicional é a ligação e mesmo com as novas tecnologias, ainda é uma das mais utilizadas. Tenha um número para que seus clientes possam entrar em contato imediatamente, se for possível, tenha mais de um número sendo um para um telefone fixo e outro para celular, oferecendo variedade.
2. Chat
Para lojas que possuem site próprio, criar um campo de conversa instantânea com o cliente é uma ótima opção. O chat serve exatamente para uma comunicação rápida e que possa ser realizada através de mensagens no próprio canal de venda. Essa forma de atendimento online é bastante utilizada e preferida pelos consumidores.
3. Aplicativo de mensagens diretas
Aplicativo de mensagem instantânea, como WhatsApp, pode ser um grande aliado no atendimento online. Por já ser uma ferramenta do qual as pessoas estão acostumadas a usar, sua funcionalidade pode ser vantajosa para entrar em contato. Essa opção de atendimento tem se popularizado nos últimos tempos, principalmente com as ferramentas de negócios que o aplicativo oferece com o WhatsApp Business.
Leia também: Como vender pelo WhatsApp: 10 melhores dicas e técnicas
4. E-mail
Não tão utilizada hoje em dia, o e-mail também opera como uma opção de atendimento online. Apesar de ter caído no desuso com a praticidade das mensagens instantâneas, ainda é bom (e necessário) ter um endereço de e-mail destinado ao atendimento do cliente.
As ferramentas de e-mail são muito melhor utilizadas para estabelecer comunicações quando houve a solução do chamado, havendo a comunicação completa com o cliente. Posteriormente o atendimento por e-mail permite estabelecer vínculo com o cliente através de informações pertinentes ao negócio, promoções e pesquisas.
O que não pode faltar em um bom atendimento online?

Agora que você já sabe quais são os principais canais de atendimento online, é preciso saber como prestar esse serviço. Saiba o que não pode faltar no bom atendimento virtual e comece a aplicar essa prática na sua loja.
Ter um bom sistema de atendimento
Como falamos aqui, trabalhar com ferramentas digitais é essencial para oferecer um atendimento online de qualidade. Disponibilize algumas opções para que seu cliente possa escolher a que mais gostar e sempre fique atento para atender rapidamente às solicitações.
Linguagem clara e direta
Lembre-se sempre de que o cliente procura por soluções rápidas e práticas, a comunicação também deve seguir esse mesmo conceito. Escreva mensagens curtas e objetivas, mostre agilidade no seu atendimento.
Callback
Callback é um recurso em que o cliente permite que o vendedor entre em contato com ele. Ou seja, caso a solicitação do cliente seja um processo que leve dias, o vendedor entra em contato informando ao consumidor novas informações. Isso personaliza o atendimento e oferece ao cliente mais comodidade.
Sistema de avaliação
É importante saber se o seu atendimento está satisfatório para poder sempre melhorar. Por isso, abra uma pesquisa de avaliação do atendimento e pergunte ao seu cliente como ele gosta de ser atendido. Assim é possível aprimorar o seu atendimento e garantir mais vendas.
5 dicas para melhorar o seu atendimento online
1. Seja gentil com o seu cliente
Todo mundo gosta de ser bem atendido com gentileza e respeito, priorize isso no seu atendimento. Atendentes mal educados e que não são prestativos muitas vezes perdem clientes por atitudes como essas. Ofereça o atendimento que você gostaria de receber.
2. Personalize o atendimento
Se puder, não atenda o cliente com mensagens automáticas, procure chamar o cliente pelo nome e entenda sua solicitação para proporcionar um bom atendimento.
3. Tenha agilidade e organização
Para prestar um atendimento virtual ágil, é preciso ter organização. Sem organização você se perde nas solicitações e pode acabar não atendendo a todos os clientes, causando más impressões sobre a sua loja. Crie uma planilha e anote todas as solicitações abertas e concluídas, além disso separe as mais urgentes das outras, assim você pode identificar possíveis problemas em comum dos seus clientes e resolver.
4. Pense em respostas rápidas
Analise quais problemas comuns os seus clientes podem ter e pense em respostas que atendam a essas necessidades, assim você agiliza o atendimento.
5. Pense como cliente
A melhor maneira de prestar um bom atendimento online é pensando como cliente. Avalie como você gostaria de ser atendido e identifique as melhorias que a sua loja pode oferecer ao consumidor.
Leia também: Como abordar um cliente: 6 dicas infalíveis para o primeiro contato
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